Os 5 desafios para o trabalho em equipe

Sua equipe está com um desempenho abaixo do que seria esperado dos talentos e competências dos seus membros individuais?

Este cenário, tão familiar, muitas vezes ocorre porque achamos que basta juntar pessoas competentes e de boa vontade para termos um time coeso e de alta performance.

Mas isto é um engano.

Este aprendizado é especialmente importante para equipes ou organizações que estão apresentando:

Baixa produtividade, retrabalho e duplicação de esforços, por exemplo, com iniciativas semelhantes sendo desenvolvidas em muitas áreas (ou por muitas pessoas) simultaneamente, decorrentes do compartilhamento inadequado de informações e da falta de apoio mútuo.

Falta de inovação, criatividade e adaptação a mudanças, causadas pelo pouco estímulo à diversidade de ideias e perspectivas.

Falta de aprendizado e desenvolvimento profissional, pelo fato de as pessoas não compartilharem conhecimentos, experiências e melhores práticas.

Desmotivação, insatisfação e alto turnover, decorrentes da falta de apoio, da falta de oportunidades de aprendizado, e do clima negativo gerado por tensões constantes e pela falta de confiança entre os colaboradores.

Investimentos desperdiçados em projetos, decorrentes de falhas de comunicação, por exemplo, com lançamento de campanhas de publicidade sem aviso à produção ou ao treinamento.

Falta de apoio entre os colegas e pouca disposição para resolver as coisas entre si, precisando com frequência levar problemas aos escalões superiores.

Dificuldade nas relações internas do tipo cliente-fornecedor, onde clientes internos não se sentem responsáveis por ajudar seus fornecedores internos, e vice-versa.

Reclamações de clientes sobre problemas relacionados à falta de colaboração, tais como consistência no atendimento prestado por múltiplos canais, agilidade na entrega do produto, ou qualidade do serviço prestado.

Dificuldade na execução de projetos que são liderados por uma área (ou pessoa), mas precisam da colaboração de outras, como o desenvolvimento de um novo produto ou a implementação de um novo sistema ou processo.

Patrick Lencioni, em seu best-seller "The Five Dysfunctions of a Team" (As Cinco Disfunções de uma Equipe), com mais de 2 milhões de livros vendidos, descreveu 5 disfunções que afetam negativamente o desempenho de uma equipe:

01

Falta de confiança

A primeira disfunção é a falta de confiança entre os membros da equipe. Isso ocorre quando as pessoas não se sentem seguras para se mostrarem vulneráveis, expressarem suas opiniões e preocupações, compartilharem seus desafios ou admitirem seus erros.

02

Medo de conflitos

As equipes nas quais não existe confiança são incapazes de se envolver em debates saudáveis de ideias e perspectivas, com respeito mútuo e foco nos interesses coletivos; preservam um senso de harmonia artificial, evitando lidar de forma construtiva com conflitos que poderiam levar a decisões mais consistentes e soluções mais criativas.

03

Falta de comprometimento

Por não expressarem abertamente suas opiniões e perspectivas, e, consequentemente, não sentirem que foram ouvidos e que suas contribuições foram levadas em conta, os membros da equipe, ainda que aparentemente concordem durante as reuniões, raramente aceitam as decisões e se comprometem em apoiá-las.

04

Evitar responsabilizar os outros

Sem se comprometerem com as decisões e os objetivos da equipe, até as pessoas mais competentes e motivadas tendem a evitar assumir responsabilidade pelo sucesso coletivo: por um lado, buscam culpados ou desculpas para justificar falhas, e, por outro lado, hesitam na hora de chamar a atenção de seus colegas em relação a atitudes e comportamentos que afetam negativamente a produtividade e o resultado da equipe.

05

Falta de atenção aos resultados

O fracasso em chamar uns aos outros à responsabilidade cria um ambiente propício para que os membros da equipe coloquem suas necessidades individuais (como ego, desenvolvimento de carreira ou reconhecimento), ou mesmo as necessidades de suas áreas, acima dos resultados coletivos.

Essas disfunções podem, equivocadamente, ser interpretadas como cinco problemas distintos, que poderiam ser administrados isoladamente uns dos outros. 

Na realidade, porém, elas formam um modelo inter-relacionado ‒ o que torna a suscetibilidade a qualquer uma delas potencialmente fatal para o sucesso de uma equipe.

E assim como uma corrente na qual haja um único elo quebrado, o trabalho em equipe se deteriora se permitirmos que uma única dessas disfunções se desenvolva.

A metodologia de Lencioni, também conhecida como “A pirâmide da equipe”,
é comprovada e amplamente reconhecida como um guia confiável para fortalecer a colaboração e o desempenho da equipe,

oferecendo orientações claras para combater as tendências do comportamento humano que prejudicam o trabalho em equipe.

Ao entender essa sequência e trabalhar proativamente para superar cada disfunção, as equipes podem criar uma dinâmica saudável e colaborativa que impulsiona o desempenho e a conquista de resultados excepcionais.

O que você pode esperar ao levar este aprendizado para a sua equipe ou organização:

Soluções mais criativas, inovadoras e eficazes

Ao envolver diferentes conhecimentos, habilidades e perspectivas, através da troca de ideias e do debate saudável, as equipes podem abordar desafios complexos de maneira mais abrangente, adaptar-se de forma mais rápida a mudanças, e encontrar soluções mais criativas, inovadoras e eficazes.

Aumento da produtividade

Ao trabalhar de forma colaborativa, compartilhando conhecimentos e habilidades, as equipes naturalmente ganham mais eficiência, evitando duplicação de esforços e maximizando a utilização dos recursos disponíveis.

Crescimento individual e coletivo

Proporcionar aos colaboradores mais oportunidades de aprender uns com os outros impulsionará o crescimento individual e coletivo, aumentando a capacidade da equipe de lidar com desafios futuros.

Engajamento e satisfação dos colaboradores

A colaboração efetiva promove a construção de relacionamentos mais fortes entre os membros da equipe, com maior confiança e apoio mútuo, e cria um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, onde as pessoas se sentem valorizadas por terem a oportunidade de contribuir ativamente e ver o impacto de seu trabalho. Isso leva a um maior engajamento e satisfação no trabalho, o que, por sua vez, resulta em menor rotatividade, maior retenção de talentos e maior motivação para alcançar os objetivos da equipe.

Este aprendizado é útil para:

Empresas de todos os tamanhos:

Pequenas, médias e grandes empresas podem se beneficiar de um programa de desenvolvimento voltado ao trabalho em equipe, que promova uma cultura de colaboração e impulsione o desempenho organizacional.

Líderes e gestores:

Líderes e gestores desempenham um papel fundamental na criação de equipes de alto desempenho. Este programa pode desenvolver habilidades de liderança voltadas para a colaboração, incentivando-os a inspirar, motivar e engajar suas equipes de maneira mais efetiva.

Equipes e departamentos específicos:

Equipes ou departamentos específicos dentro das empresas, como, por exemplo, equipes de vendas, equipes de projetos, equipes de atendimento ao cliente ou equipes de inovação, podem se beneficiar diretamente deste programa, melhorando dentro delas a comunicação, a cooperação e a sinergia.

Área de Recursos Humanos, Gestão de Talentos ou Desenvolvimento Organizacional:

Profissionais destas áreas podem encontrar neste programa uma ferramenta valiosa para ajudá-los a implementar estratégias eficazes de desenvolvimento de equipes.

Empreendedores e startups: 

Startups e empreendedores que estão construindo suas equipes e buscando estabelecer uma cultura colaborativa podem se beneficiar do programa, promovendo a colaboração desde o início e estabelecendo uma base sólida para o crescimento.

Alguns de nossos clientes:

O que você precisa hoje?

Oferecemos diferentes formas de apoio, que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades e o momento da sua organização.

Em qualquer uma delas, sempre fazemos pelo menos uma reunião de briefing com o cliente, para utilizarmos exemplos de situações e desafios que os seus colaboradores efetivamente vivenciam em seu ambiente de trabalho.

Palestra (2h)

Online ou presencial • Público ilimitado

Para conhecer como a metodologia de Lencioni pode, a partir de hoje, fortalecer a colaboração e o desempenho da equipe.

Workshop (4h ou 8h)

Online ou presencial • Até 30 pessoas

Para quem quer começar a experimentar, na prática, o poder de transformação proporcionado por este conhecimento, visando o fortalecimento da colaboração e do desempenho.

Inclui momentos de exposição conceitual e de exercícios práticos, individuais e em grupo, utilizando situações reais apresentadas pelos participantes, e espaço para debates, compartilhamento de experiências, perguntas e respostas.

Treinamento (3 a 5 dias)

presencial • Até 30 pessoas

Para equipes que estão comprometidas a transformar a forma como trabalham, se comunicam e se relacionam, combatendo as tendências do comportamento humano que prejudicam o trabalho em equipe, e trabalhando proativamente para superar cada disfunção.

Inclui momentos de exposição conceitual e de exercícios práticos, individuais e em grupo, utilizando situações reais apresentadas pelos participantes, e espaço para debates, compartilhamento de experiências, perguntas e respostas.

Mentoria individual

Online
Encontros pontuais ou continuados com duração de 1h30

Para pessoas que precisam de um acompanhamento mais dedicado para melhorar suas habilidades de comunicação, de negociação ou de liderança.

Facilitação

Um mediador habilidoso pode ajudar a estabelecer um ambiente onde os membros da equipe se sintam à vontade para expressar suas opiniões, preocupações e perspectivas, e sejam estimulados a escutar e compreender uns aos outros, resolvendo os conflitos e encontrando soluções de forma respeitosa, criativa e produtiva.

Consultoria

Mergulhamos em cada uma das disfunções descritas neste modelo, e ajudamos a compreender como a equipe está em cada uma delas e a explorar formas de superá-las, identificando oportunidades de melhoria e potencializando a colaboração na equipe e em todos os níveis da organização.

Lives

Podemos participar de lives no Instagram e/ou no YouTube, como uma maneira de despertar o interesse ou tirar dúvidas sobre o tema, para um grupo de uma parte específica da sua organização.

Faça um orçamento

Envie-nos uma mensagem para explorar possibilidades de parceria e obter uma proposta.

Quem são os professores/facilitadores

Iuri Storch

Mediador e facilitador de diálogo e construção de consenso pela Fundação Palas Athena. Pós-graduado em Direito Sistêmico – constelação familiar aplicada à resolução de conflitos – pela Hellinger/Innovare.

Professor do curso de pós-graduação em Direito Sistêmico e Meios Adequados de Solução de Conflitos (MASC) pela Faculdade Innovare (São Paulo).

Facilitador de Comunicação Não Violenta (CNV) e oficinas de parentalidade, tendo participado da Imersão Internacional (IIT) em CNV, programa oficial do Center for Nonviolent Communication (EUA).

Professor credenciado da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para o curso de habilidades de comunicação interpessoal no trabalho.

Experiência como consultor e gerente de projetos de clima, engajamento e cultura em organizações de diversos setores e tamanhos.

Palestrante e facilitador de processos relacionados a mediação de conflitos, diálogo e colaboração no contexto de organizações e equipes de trabalho.

Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em desenvolvimento de equipes pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG).

Idealizador e fundador do Instituto Bem-te-vi.

Marina Miranda

Psicóloga clínica, coaching e consultora de desenvolvimento humano com foco em Liderança e Gestão de Pessoas.

Formada em Psicologia, Coaching, Leader Coach, Análise Comportamental, Análise 360º, MBA em Gestão de Negócios, certificada em MBTI e Renascimento.

Experiência de 20 anos em Recursos Humanos estratégico, desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Net tv a cabo, Unilever, Avon e  RRDonnelley.

© 2023 Instituto Bem-te-vi – Todos os direitos reservados