Competências socioemocionais, também conhecidas como competências relacionais ou habilidades interpessoais, referem-se à capacidade que um indivíduo tem de lidar de maneira eficaz com suas próprias emoções, sua comunicação e seu relacionamento com as outras pessoas.
Com o avanço das transformações no mercado e nas relações de trabalho, cada vez mais as organizações estão percebendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica – as habilidades comportamentais, conhecidas também como “soft skills”.
E dentre as habilidades comportamentais mais necessárias e requisitadas atualmente dentro das organizações, estão as competências socioemocionais.
As habilidades socioemocionais são fundamentais para o sucesso profissional e são tão importantes quanto as habilidades técnicas.
As empresas geralmente não dão a devida importância às habilidades socioemocionais, e muitas vezes não as desenvolvem adequadamente.
As habilidades socioemocionais são importantes para todos os níveis hierárquicos, desde líderes até funcionários de nível operacional.
As habilidades socioemocionais podem ser aprendidas e desenvolvidas por meio de treinamento e prática.
As empresas que desenvolvem as habilidades socioemocionais de seus colaboradores têm melhor desempenho financeiro, maior capacidade de inovação, maior retenção de talentos e maior satisfação dos funcionários.
Tomar consciência de seus próprios pensamentos, sentimentos e necessidades, e fazer escolhas mais conscientes de como agir e se comunicar nas diversas interações profissionais.
Compreender a perspectiva das outras pessoas e empatizar com elas, inclusive aquelas com diferentes culturas e experiências pessoais.
Desenvolver um olhar mais apreciativo, reconhecendo os esforços e contribuições dos colegas de trabalho.
Dar feedbacks mais construtivos, dando orientação e ajuda ao mesmo tempo em que reconhece as realizações, as perspectivas e os sentimentos da outra pessoa.
Ser sensível aos sentimentos de seus colegas, percebendo quando alguém está enfrentando um desafio ou passando por uma dificuldade, e oferecer compreensão, apoio e flexibilidade quando necessário.
Engajar as outras pessoas na busca de soluções colaborativas para os diversos desafios relacionados ao ambiente de trabalho, o que pode melhorar a produtividade e a eficiência do trabalho da equipe.
Adotar um estilo de liderança participativa, permitindo que as outras pessoas contribuam com ideias e perspectivas, e que se sintam parte dos processos de tomada de decisão.
Promover um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas, respeitadas e apoiadas.
Compreender com mais clareza as necessidades, expectativas e preocupações de seus clientes (sejam clientes internos ou externos), o que, além de estabelecer maior relação de confiança, lhe ajudará a prestar seu serviço e desenvolver soluções de forma mais eficaz.
Lidar com conflitos de maneira mais construtiva, buscando compreender o ponto de vista das outras pessoas e encontrar soluções que beneficiem todas as partes envolvidas.
Expressar-se de forma mais segura e tranquila a favor de seus interesses e necessidades, reconhecendo também os interesses e necessidades das outras pessoas.
Ajudar outras pessoas a lidarem com seus próprios sentimentos, promovendo o desenvolvimento emocional na equipe e na organização.
Oferecemos diferentes formas de apoio, que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades e o momento da sua organização.
Em qualquer uma delas, sempre fazemos pelo menos uma reunião de briefing com o cliente, para utilizarmos exemplos de situações e desafios que os seus colaboradores efetivamente vivenciam em seu ambiente de trabalho.
Para conhecer como a Comunicação Empática e as Competências Socioemocionais podem ajudar sua equipe ou organização a promover mudanças a partir de hoje.
Para quem quer começar a experimentar, na prática, o poder de transformação proporcionado por este conhecimento.
Inclui momentos de exposição conceitual e de exercícios práticos, individuais e em grupo, utilizando situações reais apresentadas pelos participantes, e espaço para debates, compartilhamento de experiências, perguntas e respostas.
Para equipes que estão comprometidas a transformar a forma como se comunicam e se relacionam.
Inclui momentos de exposição conceitual e de exercícios práticos, individuais e em grupo, utilizando situações reais apresentadas pelos participantes, e espaço para debates, compartilhamento de experiências, perguntas e respostas.
Para construir uma rede de apoio que ofereça, para além da teoria e da sensibilização inicial, um espaço seguro, sustentado pela empatia e pela autenticidade, em que os participantes possam discutir situações vivenciadas ao longo do tempo.
Para pessoas que precisam de um acompanhamento mais dedicado para melhorar suas habilidades de comunicação, de relacionamento interpessoal ou de liderança.
Podemos participar de lives no Instagram e/ou no YouTube, como uma maneira de despertar o interesse ou tirar dúvidas sobre o tema, para um grupo de uma parte específica da sua organização.
Envie-nos uma mensagem para explorar possibilidades de parceria e obter uma proposta.
Mediador e facilitador de diálogo e construção de consenso pela Fundação Palas Athena. Pós-graduado em Direito Sistêmico – constelação familiar aplicada à resolução de conflitos – pela Hellinger/Innovare.
Professor do curso de pós-graduação em Direito Sistêmico e Meios Adequados de Solução de Conflitos (MASC) pela Faculdade Innovare (São Paulo).
Facilitador de Comunicação Não Violenta (CNV) e oficinas de parentalidade, tendo participado da Imersão Internacional (IIT) em CNV, programa oficial do Center for Nonviolent Communication (EUA).
Professor credenciado da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para o curso de habilidades de comunicação interpessoal no trabalho.
Experiência como consultor e gerente de projetos de clima, engajamento e cultura em organizações de diversos setores e tamanhos.
Palestrante e facilitador de processos relacionados a mediação de conflitos, diálogo e colaboração no contexto de organizações e equipes de trabalho.
Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em desenvolvimento de equipes pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG).
Idealizador e fundador do Instituto Bem-te-vi.
Veja os vídeos abaixo: